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Como é que o Instagram pode ajudar as empresas de moda?

Atualmente, uma empresa estar presente nas redes sociais é fundamental para que ela seja relevante no mercado. No meio de tantas opções, como o Facebook, Twitter, LinkedIn e TikTok, o Instagram para empresas tem vindo a ganhar cada vez mais destaque.

Além de possibilitar um relacionamento mais próximo com o público, ter um perfil no Instagram é uma ótima forma de divulgar a sua marca. Hoje, a rede já conta com mais de 1 bilhão de utilizadores ativos em todo o mundo, o que mostra que ainda está em acelerado crescimento.

Neste artigo vamos falar sobre a importância do Instagram na estratégia de marketing das empresas, e dar a conhecer os motivos para apostar cada vez mais nesta rede social.

O que é o Instagram para empresas?

Também chamado de Instagram for Business, o Instagram para empresas é uma lógica que a rede social desenvolveu para que os vendedores possam oferecer os seus produtos num modelo específico para as práticas de comércio.

Quando se opta por ter um perfil comercial em vez de um social, o Instagram facilita algumas ferramentas que ajudam a gerir a empresa, e focar em práticas que direcionam o conteúdo produzido para os clientes no B2B tais como: criar anúncios, aceder a dados relativos à performance da marca, inserir endereços e outras informações adicionais, direcionar melhor os conteúdos publicados, usar um link com os produtos ou o endereço virtual da loja, e muito mais.

Há 5 grandes vantagens do Instagram para as empresas de moda:

1. Divulgação de produtos/serviços

O Instagram tem ajudado as lojas online a permitir que as empresas exibam os seus produtos e serviços com preços e outras informações, de forma rápida, barata e eficaz. E por isso, aumenta também o tráfego para o seu site ou e-commerce.

2. Segmentação assertiva

Nada como usar o Instagram para atingir de forma certeira o seu público-alvo através da segmentação de campanhas de publicidade pagas: o Instagram Ads. Se quiser investir em publicidade, faça-o, porque as possibilidades de segmentação são infinitas: sexo, idade, localização, interesses, profissões, composição familiar, etc.

3. Interação com seguidores

No Instagram pode aproveitar para interagir com as pessoas, utilizando ferramentas para conseguir mais comentários de utilizadores interessados na sua marca, criando desta forma uma relação emocional, positiva e duradoura. Para criar e manter relações com os seus seguidores, têm de publicar conteúdo relevante. 

4. Monitorização de resultados

O Instagram Insights permite-lhe recolher e analisar resultados, e isso é muito importante para definir estratégias de marketing digital, pois só consegue perceber se atingiu as suas metas observando dados concretos, como alcance, impressões, visitas ao seu perfil, etc.

5. Aumento das vendas

Ao usar o Instagram a favor da sua empresa, e ser assertivo em todas as estratégias de marketing para impulsionar a sua marca, vai conseguir obter a vantagem mais lucrativa de todas para o seu negócio: aumento de vendas!

Como é que o Instagram pode ajudar as empresas de moda

Como e porque usar o Instagram para empresas

Atualmente, falar de marketing digital é falar de métricas.  As métricas são tudo aquilo que é possível de ser mensurado e quantificado nas redes sociais, e ao optar por usar o Instagram para empresas, terá acesso a várias, que vão potencializar o seu negócio.

Para além de gostos, visualizações e comentários, as métricas apresentam uma resposta para a questão em relação às estratégias de marketing adotadas, e se estas estão realmente a dar retorno.

No B2B, principalmente, as estratégias do Instagram são muito importantes, pois surge uma oportunidade de alcançar onde os clientes estão, encontrar potenciais leads, tornar-se uma referência entre o seu setor, potencializar a imagem do seu negócio e fazer importantes parcerias.

Algumas das métricas que se deve ter atenção e que poderão ajudar a captar novos clientes no B2B (mas também válidas para o B2C), são:

1. Alcance

O alcance é a métrica referente ao número de pessoas que viram a sua publicação. O alcance pode ser orgânico ou pago. Para o Instagram, o número de pessoas que são alcançadas pelas suas publicações de maneira orgânica – ou seja, sem ser impulsionada por publicidade paga – é extremamente importante, pois desta forma, ele analisa se está a produzir conteúdos realmente interessantes, e fará com que os seus conteúdos sejam sempre de destaque para o seu público. Para ter um bom alcance, é necessário apostar em imagens, legendas e hashtags de qualidade.

2. Impressões

Existe uma confusão geral entre alcance e impressões. No entanto, a diferença é que enquanto o alcance mede o número de pessoas alcançadas, as impressões são referentes ao número de visualizações, ou seja, se a mesma pessoa viu o conteúdo mais de uma vez. Essa métrica ajuda a compreender se o seu conteúdo é interessante, e se, as pessoas estão a querer vê-lo mais de uma vez.

3. Visualização do perfil

Se as impressões podem mostrar o quanto as pessoas estão interessadas no seu conteúdo, a métrica referente às visualizações do perfil mostram o quanto as pessoas estão à procura do seu perfil. Esta métrica é extremamente importante, principalmente, para se conseguir conferir se ao lançar algum conteúdo novo, as pessoas procuraram por ele.

4. Cliques no site

O Instagram ainda não conta com uma ferramenta 100% funcional para vendas, ou seja, a venda não consegue ser finalizada ainda no aplicativo. No entanto, é possível obter informação de quantas pessoas conseguiu direcionar para o seu site.

5. Principais publicações

Não é preciso estar sempre a investigar qual a publicação que rendeu mais engajamento ou maiores vendas, visto que o próprio Instagram ajuda, sinalizando esses mesmos conteúdos. Esta será uma ajuda essencial, para saber o que está a dar certo.

6. Perfil dos seguidores

Não confunda poder ver quem os seguidores, com essa métrica. Ao optar por utilizar o Instagram para empresas, a ferramenta dará números referentes ao comportamento dos seus seguidores, como a faixa etária e hora que mais ficam online, o que vai te ajudar a compreender qual a melhor forma de publicar.

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