Durante os últimos anos, o mundo teve de se adaptar a viver com a pandemia. Com menos clientes a frequentar as lojas e os restaurantes, as empresas precisaram de encontrar novas formas de cativar clientes online, de modo a aumentar as suas vendas. Estas aplicações gratuitas fazem parte da lista de ferramentas que foram uma salvação para muitos destes negócios, que têm vindo a acompanhar esta mudança.
Se tem uma loja física ou on-line, preste muita atenção, pois aqui está o trunfo que precisava para começar a destacar-se, e aumentar significativamente as suas vendas! Caso tenha apenas um perfil pessoal, estas dicas podem também ser interessantes para si. Não há porque não usar algumas destas aplicações, de forma a tornar a sua página mais dinâmica.
Confira aqui a lista completa:
1- Pinterest
O Pinterest é uma rede social de partilha de fotos. Assemelha-se a um quadro de inspirações, onde os utilizadores podem partilhar e gerir imagens temáticas de jogos, hobbies, roupas, perfumes, animais, etc. O Pinterest é um marcador visual que o ajudará a descobrir e a guardar ideias criativas.
Utilize o Pinterest para guardar coisas que goste, planear um projeto, ou inclusive transferir fotografias e wallpapers que podem ser úteis nas redes sociais, como o Instagram, quer seja para posts ou para histórias.
2- Canva
O Canva é uma plataforma de design gráfico, que permite aos utilizadores criarem gráficos para as redes sociais, apresentações, infográficos, pósteres e outros conteúdos visuais. Está disponível online, e em dispositivos móveis. O Canva integra milhões de imagens, fontes, modelos e ilustrações, e permite criar designs deslumbrantes, bem como, editar as imagens até as deixar perfeitas.
Esta aplicação vai deixar os seus designs com aspeto profissional, passar uma mensagem mais fluída, e tornar as suas histórias do Instagram mais divertidas e envolventes.
3- Layout
O Layout é uma aplicação do Instagram que tira várias fotografias instantâneas, ou permite selecionar outras tantas, do rolo da câmara. Com o Layout é possível escolher a disposição das fotografias das mais variadas formas, sendo apenas necessário eleger o design que mais lhe agrada.
Caso queira, pode ainda substituir as imagens, criar efeitos em espelho, ou até redimensionar o tamanho das mesmas. Se tem loja online, pode usar esta aplicação para mostrar os seus produtos novos, e sobressair ainda mais.
4 – Hyperlapse
O Hyperlapse é uma técnica fotográfica dentro da área do time-lapse, em que a posição da câmara vai mudando entre cada exposição para criar uma viagem progressiva. Com esta aplicação de Instagram, pode capturar momentos e criar o seu próprio vídeo de sequências rápidas sem limites!
O truque da aplicação é ficar parado, para capturar as imagens sem tremer, e sem movimentos bruscos, sendo também aconselhado usar um tripé. Depois disso basta aplicar o efeito pretendido, e definir melhor a velocidade do time-lapse no vídeo. Deste modo, conseguirá reduzir vídeos de grande dimensão até ficarem, por exemplo, com 15 segundos.
Caso tenha um negócio, esta é uma aplicação dinâmica e útil para mostrar aos seus clientes variadas ações de interesse, tais como, mudar a decoração de uma montra ou apresentar sugestões dos looks do dia.
5 – Inshot
Inshot é uma poderosa aplicação de edição de vídeo e fotos, fácil e intuitiva de usar. No Inshot pode adicionar músicas, efeitos de transição, texto, emoji, filtros, e até mesmo desfocar o fundo dos seus vídeos. Esta aplicação permite também juntar ou recortar vídeos, controlar a velocidade dos mesmos, e adicionar a sua própria voz. É fácil sincronizar o som com o vídeo, recorrendo manualmente a uma linha do tempo. Há também a possibilidade de ajustar o brilho, o contraste e a saturação.
Com o Inshot poderá criar conteúdo mais dinâmico e versátil para a sua marca.
6 – Fonts
Fonts é uma aplicação de letras personalizadas, que permite aos utilizadores customizarem a escrita com tipografias diferentes das convencionais, e utilizarem esses modelos em publicações chamativas de redes sociais. O teclado Fonts pode ser utilizado para mensagens de texto, biografias, descrições de fotos ou em histórias. Basta selecionar o tipo de letra que mais lhe agrada, e dar asas à sua criatividade.
7 – Hastag Expert
O Hashtag Expert é o principal destino para as pequenas empresas e influencers que queiram aumentar a sua presença nas redes sociais. Esta é a melhor aplicação para planear e usar as suas hastags para plataformas sociais. Pode pesquisar e filtrar por várias categorias, as palavras que mais lhe interessarem. Com o Hastag Expert vai conseguir usar o poder do marketing para aumentar o número de seguidores, comentários e gostos!
8 – Business Suite
O Business Suite permite gerir de forma gratuita, todas as suas contas conectadas no Facebook e no Instagram, numa só aplicação. Esta ferramenta bastante útil permite criar posts, e promover as empresas. É também possível ver as novas notificações das suas redes sociais, e originar respostas automáticas para ajudar a economizar tempo. Pode ainda agendar ou publicar novos posts, assim como criar anúncios.
Com o Business Suite vai ter acesso às suas estatísticas, conhecimento do que está ou não a funcionar, e saber se é bem-sucedido entre os clientes. Instale a aplicação e comece a alcançar mais pessoas.
Conclusão
Atualmente há cada vez mais desafios para as empresas. A indústria está a renovar-se e adaptar-se, num contexto em que a tecnologia é um facilitador de inovação.
Progressivamente, o presencial funde-se com o digital, e por isso, torna-se pertinente que os empresários aprendam a marcar presença no mundo online, não tendo quaisquer dúvidas que o futuro do comércio passa pelo marketing digital.